Conde Sobral abriu as portas ao ano letivo

O mês de setembro é por excelência o mês de adaptação das crianças ao novo espaço e ao novo contexto em que vão estar inseridas.
É também um tempo de observação e avaliação de comportamentos e saberes por parte das Educadoras através de “fichas/ registos de observação” e de atividades lúdicas.
É de extrema importância esta avaliação para que as Educadoras possam construir o seu Projeto Curricular de Sala, baseado no Projeto Educativo mas adaptado à sua faixa etária e às especificidades do seu grupo. Por muito que a avaliação seja um processo complexo, é impossível ensinar sem avaliar. O momento de avaliação é o complemento do ato de ensinar. Estes processos são independentes e estão interligados e inter relacionados ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação permite ao educador obter informações importantes sobre o desenvolvimento das crianças. Estas informações, posteriormente, poderão e deverão ser usadas e aplicadas para melhorar, organizar e/ou reorganizar o ambiente educativo e a prática pedagógica. A avaliação é um processo presente em todas as fases de desenvolvimento de um programa/currículo, nomeadamente na fase inicial, na de conceção, de implementação, observação dos resultados e na fase final, sendo portanto fundamental para a tomada de decisões sobre a continuidade do trabalho realizado e planificado ou sobre a readaptação da planificação das atividades e do modo como estas estão a ser desenvolvidas e trabalhadas junto das crianças para assim se obterem os resultados estabelecidos nas Orientações Curriculares. A Educação Pré-Escolar tem especificidades que não se adequam a todas as práticas e formas avaliativas utilizadas tradicionalmente noutros níveis de ensino. Nos termos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Despacho n° 5220/97, de 4 de Agosto), “avaliar o processo e os efeitos, implica tomar consciência da ação para adequar o processo educativo às necessidades das crianças, do grupo e à sua evolução”. A Educação Pré-Escolar é por isso perspetivada no sentido da educação ao longo do vida, assegurando à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte. Numa procura incessante de “fazer bem e bem feito” toda a equipa técnica da Infância da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim está empenhada a preparar a qualidade das estratégias de excelência para os seus grupos.