Santa Casa de Lisboa assina acordos em Almeirim

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, e o Presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos, assinaram
na passada segunda-feira, dia 14 de setembro, os primeiros seis contratos de financiamento das candidaturas aprovadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor.

No ato da assinatura foi entregue, a cada Misericórdia, 30% do financiamento aprovado, o restante valor será pago com o andamento das obras. A sessão decorreu na própria obra de Almeirim, onde foram assinados os contratos com as Misericórdias de Almeirim, Pernes, Penela, Ponte de Sôr, Barreiro e Cabeço de Vide, na presença dos Presidentes do Fundo Rainha Dona Leonor, Pedro Santana Lopes, Presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, dos Provedores das Misericórdias apoiadas nesta fase, do Presidente da Autarquia, Pedro Ribeiro e do Vigário-Geral da Diocese em representação do Sr. Bispo. Manuel Lemos frisou o facto de o Fundo ter acabado com a ideia de que o dinheiro proveniente do jogo “era para gastar em Lisboa” e elogiou a “clara estratégia” do provedor da Santa Casa de Lisboa de ser aplicado “onde for necessário”. Pedro Santana Lopes referiu a “obrigação” de se “ir mais além nos apoios sociais” e precisou que o Fundo Rainha Dona Leonor nasceu para a fase final dos projetos, de forma a evitar situações que têm ocorrido no país, de equipamentos praticamente concluídos e à espera de serem inaugurados por faltar fundo para “a última pedra”.
José Lobo Vasconcelos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, disse na cerimónia que este apoio “representa a possibilidade de terminar esta obra de extrema importância para a Instituição e para a Comunidade. Este é um espaço emblemático e aqui vamos concentrar a infância que está espalhada por três espaços. Aqui nasceu metade da população de Almeirim e será em breve um Polo de Esperança”. As Instituições apoiadas podem, assim, alargar e consolidar o bom trabalho desenvolvido pelo reforço do apoio social de proximidade e construção de equipamentos sociais eficazes que respondem às necessidades da população.

No caso de Almeirim, o projeto financiado é para a Conversão do Antigo Hospital em Creche e Jardim de Infância. A Santa Casa de Lisboa, através do Fundo Rainha Dona Leonor, comparticipa com 221.083,83 euros, para o projeto que deverá estar concluído no próximo mês de novembro. O antigo Hospital insere-se no Campus da Misericórdia num quarteirão central da cidade que contém também a Sede e o Centro de Fisioterapia. A obra reabilita no núcleo central da Povoação, um edificado simbólico para a história da Misericórdia no serviço à Comunidade de Almeirim.