Obrigado ao Piquete Solidário!

Numa tarde solarenga, Ludovina Roxo chegou até à Santa Casa da Misericórdia de Almeirim para pedir ajuda para o irmão com 77 anos de idade.

E não podia ter escolhido melhor porta para bater. Afinal, a Misericórdia é de todos os almeirinenses e famílias que precisam de ajuda.

No anexo que vive, junto à sua habitação, o senhor Roxo tinha uma pequena casa de banho sem água na banheira, o que comprometia diariamente a sua higiene pessoal. Para além disso na porta faltava um vidro. Situações simples e de acessível resolução para a grande maioria das famílias mas obstáculos mais difíceis de contornar por parte de pessoas como o senhor Roxo já muito perto dos oitenta.

«Não é muito o dinheiro que ganhamos de reforma; tem meses que a alimentação e os medicamentos levam a grande maioria do que ganhamos. Mas o pior de tudo é não haver ninguém que tenha tempo para nos fazer estas coisas!» referia a Dona Ludovina enquanto mostrava o espaço que precisava da intervenção da Santa Casa. «Estou meses à espera que possa alguém cá vir e depois já não há pessoas que queiram fazer estes pequenos trabalhos»

São pequenas as reformas que suportam o dia-a-dia destas famílias e por isso, a Misericórdia de Almeirim não ficou indiferente a estas pequenas necessidades e lançou mãos à obra. Afinal, o “Piquete Solidário” existe desde Março para isto mesmo – ajudar a comunidade local em pequenas reparações com vista à melhoria das condições de conforto e habitação: desde os pequenos serviços de eletricidade, canalização, carpintaria, serralharia e pintura.

«Em boa hora, houve uma Senhora da minha rua que me disse para vir à Santa Casa. Ela viu no jornal d’Almeirim que a Misericórdia ajudava pessoas mais velhas a reparar coisas em casa. E deu me a ideia de vir perguntar! E eu decidi ir!» explicou Ludovina Roxo quando lhe perguntámos como tinha descoberto o piquete solidário.

«Agradeço muito o que fizeram. Foram muito atenciosos e ficou tudo como eu tinha imaginado. Até já estou aqui a precisar de mais umas coisinhas!…» confidenciou por entre sorrisos aquando da nossa última visita.

O Piquete Solidário ajuda famílias com baixos rendimentos a resolver pequenos problemas nas suas habitações. A inscrição poderá ser efetuada às quartas-feiras entre as 10h00 e as 12h00 na sede da Santa Casa na rua Almirante Reis, 32, ou via telefone para o número 913 462 736. Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas aquando do momento da inscrição.