O Banco das Hortas é um Projecto integrado no programa de voluntariado e solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, dependente de equipas estritamente voluntárias e do apoio de produtores de ALMEIRIM.
Tem uma componente Educativa e de Formação, estimulando o voluntariado nos mais novos, tendo por base:
· Educar para o Amor ao próximo;
· Alertar para as diferenças e dificuldades que existem no Mundo;
· Responsabilizar;
· Despertar a gratidão e o desejo de transformar VIDAS;
· Ajudar no combate ao desperdício alimentar.
O Banco das Hortas surge com o objectivo de alimentar quem mais necessita e combater o desperdício de produtos hortofrutícolas deixados nos campos. Este projecto é dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Almeirim e dependente de equipas estritamente voluntárias.
Os produtos são colhidos no campo por equipas estritamente voluntárias, compostas por adultos e crianças. Após a recolha os produtos são entregues à Santa Casa da Misericórdia de Almeirim e os excedentes ao Banco Alimentar em Santarém para que proceda à distribuição dos produtos pelas Instituições beneficiárias.
O projeto está atualmente em suspenso, será retomado assim que possível.