Historial da Infância

Historial da Infância da Misericórdia de Almeirim

A 19 de Junho de 1938 foi inaugurado o Instituto Conde de Sobral, cujos fundadores e beneméritos foram o Sr. D. Manuel Braamcamp Sobral, sua Esposa Srª Dª. Maria Lívia Street Braamcamp Sobral e sua filha, Srª Dª Sofia Lobo de Vasconcellos, a quem a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, a própria cidade e suas gentes tanto devem.

Sendo considerado uma obra assistencial sustentada e orientada para crianças do sexo feminino e onde se prestavam os serviços de lactário, infantário e escola maternal, foi local de crescimento de muitas Almeirinenses.

À semelhança de outras Instituições congéneres, também o nosso Instituto sofreu com as convulsões políticas do período pós 25 de Abril de 1974.

Depois de variadíssimas “demarches” e de terem sido feitas grandes obras de restauro, remodelação e transformação do edifício voltou a responsabilidade da gestão a ser da Santa Casa, proporcionando às crianças uma excelente vertente educacional e uma ótima orientação Pedagógica.

A inauguração oficial, do edifício completamente remodelado, ocorreu a 16 de Junho de 1990.
Uma extensão do Conde de Sobral funciona no Infantário de Nossa Sra. de Fátima, situado em instalações anexas ao edifício do antigo Hospital. Ambas as respostas sociais têm funções, características e preocupações específicas, quanto à estabilidade emocional, afetiva e social dos seus utentes e respetivo agregado familiar. E em2009 abriu também a Creche do Paço.

Em 2010 foi extinta a resposta social de Centro de Atividades dos Tempos Livres já que foi convertido pelo Estado numa resposta social cuja continuidade era impossível.