Historial da Terceira Idade da Misericórdia de Almeirim
O Lar – Residência São José iniciou a sua atividade no dia 13 de Maio do ano de 1986, sendo considerado uma mais-valia relevante para a nossa região e para Almeirim, porque enquadrado numa perspetiva de resposta social a famílias carenciadas e não só.
Muitos Almeirinenses colaboraram neste projeto, não só ao nível técnico, Sr. Eng Manuel Baptista, como ao nível financeiro. Não podemos no entanto deixar de recordar com saudade, o Sr. Adelino Novais Branco, que entre outras obras de beneficência de que Almeirim muito lhe deve, concebeu e promoveu a construção destas instalações.
No mesmo ano, a 3 de Outubro, foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Esperança, localizada na Cerca do Lar e aberta a toda a comunidade de Almeirim. Esta Capela foi construída com os fundos financeiros, provenientes da acão benemérita da Srª Dª Fernanda Mendonça.
A inauguração oficial decorreu mais tarde, no dia 6 de Maio de 1987, registando-se a presença de Sua Excelência Reverendíssima Senhor Dom António Francisco Marques, Bispo de Santarém, entre inúmeras entidades oficiais.
O Lar – Residência São José reúne excelentes condições para o desempenho das suas funções, tornando-se assim, numa residência coletiva, de utilização temporária ou permanente, visando responder, de forma global, às necessidades do Idoso, nas situações em que não é viável manter a sua integração no seio familiar e ou no meio social onde se enquadra. Das áreas dos serviços prestados destacam-se o Internamento, o Centro de Dia, o Apoio Domiciliário e as Vivendas.
Atualmente, o Lar tem capacidade para 91 residentes, com o apoio de cerca de 60 colaboradores. Mantém-se um serviço de saúde com atendimento desenvolvido por 1 Médico de Clínica Geral, 1 Nutricionista e 3 Enfermeiros, com espaço próprio e adequado a situações de âmbito gravoso.
Tem sido uma constante, o investimento na manutenção, reabilitação e melhoria, tanto dos espaços interiores como exteriores, visando sempre incrementar a qualidade de vida de todos os utentes.