No dia 5 de Janeiro, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim reuniu-se à mesa, num ambiente familiar toda a Equipa teve o privilégio de se unir não só para confraternizar mas para fazer o que as famílias fazem, apoiar um elemento da família fragilizado: Nesse dia a Família SCMA apoiou um dos seus, que se deparou recentemente com uma situação que mudará a sua vida e dos seus para sempre.
Uma colaboradora nossa, mãe de três meninas, duas das quais gémeas com dois anos e meio, há cerca de um ano iniciou um caminho incerto que a levou no início do ano a um diagnóstico raro, uma das suas gémeas, a Constança, sofre da Síndrome de Rett, que implica muitas necessidades, que se não forem intensamente apoiadas através de técnicas e aparelhos específicos, acompanhando o desenvolvimento da criança, comprometerá a sua qualidade de vida.
A incidência global desta doença é de aproximadamente uma a cada 10 mil crianças, e compromete progressivamente as funções: motora e intelectual, provoca distúrbios de comportamento e dependência. Normalmente as crianças desenvolvem-se de forma aparentemente normal entre 8 a 18 meses de idade, depois começam a mudar o padrão de desenvolvimento, ocorrendo problemas crescentes com movimentos, coordenação e comunicação.
A Família SCMA assumiu o compromisso de caminhar com a Constança e a sua família, vamos ajudar a Constança, ao ajudar a Constança estaremos a ajudar outras crianças com a mesma Síndrome. Neste momento a Constança necessita de um “standing frame” e um andarilho, ajudas técnicas que acendem os três mil euros, e que quando não servirem para a Constança serão doados a outra criança.
A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim não teve custos relevantes com a organização do jantar, este foi organizado com base em parcerias, com a ajuda e dedicação dos colaboradores e direcção. As verbas previamente alocadas ao jantar, nomeadamente, para o catering, animação e lembranças dos colaboradores reverteram a favor da Constança.
A Família SCMA sente-se enaltecida com a coragem da partilha deste diagnóstico e com a humildade como um jovem casal decidiu estender as mãos e dar a conhecer a doença que lhes bateu à porta.
Para ajudar a Constança, por favor contacte-nos através dos seguintes formas:
Telefone: 243 594 360
E-mail: santacasaalmeirim@scmalm.pt