Nicolau nasceu no longínquo ano de 1923 e é natural de Abrantes. Desde maio último que reside no Lar de São José.
Uma queda acidental em abril deste ano resultou numa fratura num dos membros inferiores que o deixou imobilizado. Desde então, Nicolau tem vindo a recuperar, dia após dia, enfrentando cada obstáculo com uma atitude que o torna num exemplo. No final de junho, Nicolau começou a sair da cama para o cadeirão e a 6 de julho passou a frequentar o ginásio do Lar com o objetivo de conseguir levantar-se da cadeira.
Fez uma semana de exercício no espaldar fortalecendo os músculos e, ao mesmo tempo, trabalhou o equilíbrio. De seguida, a atenção esteve centrada nas pernas e braços fazendo com os membros superiores o exercício complementar que mais tarde lhe permitiria ter o mínimo de força para equilibrar o corpo. Na terceira semana de ginásio, começaram as caminhadas com apoio. E no início de agosto, experimentou o andarilho em caminhadas de 150 metros com total autonomia.
Desde então, o andarilho é o seu único apoio à locomoção. Hoje caminha sozinho e faz o seu dia a dia com a autonomia suficiente tendo em conta os seus mais de 90 anos. Verdadeiro caso de sucesso na recuperação da sua mobilidade e reabilitação, Nicolau é mais um exemplo positivo digno de realce não só pelo trabalho e dedicação dos profissionais que o acompanham mas também pela sua atitude, motivação e capacidade de entrega apesar das dores, maleitas e contratempos
próprios da idade.
Susana Costa