Na sequência do projeto Gerontomotricidade que tem tido como principal objetivo proporcionar condições para que os utentes do Lar e Centro de dia possam ter acesso à prática de exercício físico acompanhado em ginásio, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim teve a ideia de criar um novo espaço ao ar livre. “Esta visão traz um novo olhar à resposta que trouxe benefícios comprovados pelos ganhos na qualidade de vida diária de vários idosos”, sustenta a instituição.
“Um espaço aberto, ao ar livre, permite exercitar o corpo e aproveitar tudo o que o ambiente tem para nos oferecer. Apanhar sol, apreciar o canto dos pássaros e sentir o sabor do vento a acariciar o rosto são elementos excelentes para alterar positivamente a forma de estar, de sentir e pensar”, detalham.
O conceito de bem-estar físico e psicológico associado à idade está cada vez mais presente e é por isso que ao pensar na “boa condição física” na idade mais avançada a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim passa agora a disponibilizar um circuito de manutenção geriátrico desenvolvido de acordo com as necessidades dos mais idosos.
“Viver mais tempo é uma ambição natural que todos os seres humanos têm. Por esse motivo e porque a maioria dos idosos que nos chegam têm idades muitos avançadas continuamos a apostar nos estímulos físicos de forma a garantir um adequado acompanhamento. É nossa intenção dar-lhes condições, mantê-los ativos e oferecer-lhes desafios para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida”, concluem.